top of page
  • Instagram
  • Youtube
  • Spotify
Logotipo novo PELDCom-01_edited.png

ILOC realiza série de atividades socioambientais em Fernando de Noronha

  • Foto do escritor: ILOC
    ILOC
  • 5 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

Ações são parte do projeto de ciência cidadã ONDA


ONDA é o projeto de ciência cidadã do PELD ILOC, realizado em Fernando de Noronha
ONDA é o projeto de ciência cidadã do PELD ILOC, realizado em Fernando de Noronha

Uma onda de atividades socioambientais e educativas atingiu o arquipélago de Fernando de Noronha, trazida pelo projeto ONDA ILOC. Não é só trocadilho, a iniciativa ocorreu entre os dias 26 de janeiro e 07 de fevereiro e trouxe muita alegria e conhecimento para as crianças, guias de turismo e turistas que passaram pela ilha nesse período. 


O ONDA (Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental) é uma rede integrada pelo PELD Ilhas Oceânicas (ILOC), com foco em educação ambiental e ciência cidadã.


Entre as atividades, destaca-se a primeira edição do curso avançado de “Monitoramento da Biodiversidade Marinha”. Foram 30 guias turísticos inscritos, com o objetivo dar o primeiro passo para a construção do “Guia Co-criado de Biodiversidade”.


Esse projeto, que será elaborado em construção coletiva com os guias e pesquisadores, tem como foco abordar os principais desafios do ecoturismo, além de promover o maior envolvimento dos turistas na ciência cidadã. 


Já as atividades com as crianças ocorreram em dois finais de semana, com direito a piquenique vegano, oficina de artes e muita brincadeira. Os pequenos colocaram toda a sua disposição e energia na corrida marinha e em jogos educativos desenvolvidos pelo ONDA ILOC para as crianças da creche e da Escola Arquipélago.


“Acreditamos que as crianças percebem tudo de forma muito positiva e artística, por isso começar o letramento científico com elas nessa idade é primordial para criarmos novos hábitos sustentáveis dentro e fora da ilha”, explica Ana Clara Suhett, do ONDA ILOC. 

Durante todos os dias, o projeto também teve sua presença confirmada no PIC Sueste (Posto de Informação e Controle) com sorteios, distribuição de brindes e, o mais importante, a convocação dos turistas a participarem da ciência cidadã e conservarem Fernando de Noronha.



PELDCOM

Coordenação: Alessandra Brandão

Texto: Julia Magalhães – Graduanda

Edição: Márcia Dementshuk

Foto: PELD ILOC


Comentários


Image by THLT LCX

Assine a nossa newsletter

bottom of page